InformáticaBH

DICA DE EXCEL - FUNÇÃO DE BUSCA PROCV( )

Quando trabalhamos no Excel muitas vezes precisamos criar relatórios objetivos para apresentá-lo a algum superior, expor em uma reunião ou uma apresentação. 

Suponhamos que você queira criar um relatório com o nome, código, salário e comissão de todos os funcionários da empresa. Você começa relatório da seguinte forma, veja figura abaixo:

Você faz o levantamento do nome e código dos funcionários, mas necessita das informações de salário e comissão, e verifica que estes dados estão disponíveis em outra planilha com estrutura diferente do seu relatório.  Compare as duas figuras e veja que os nomes e os códigos dos funcionários não estão na mesma ordem. 

 A FUNÇÃO PROCV( )

Ao invés de preencher as colunas salário e comissão do relatório manualmente, utilizaremos a função Procv( ) utilizando o Código de cada funcionário para pesquisa. A função Procv( ) localiza um valor na primeira coluna de uma matriz de tabela e retorna um valor na mesma linha de outra coluna na matriz tabela. 

Não entendeu? – Não se preocupe, vamos praticar para que você entenda.

UTILIZANDO A FUNÇÃO

Primeiramente, copie o conteúdo da outra planilha em uma planilha secundária da planilha atual, por exemplo, a planilha 2. 

No relatório, selecione a célula C2 e digite: “=procv( “ sem aspas. Veja figura abaixo: 

Agora, clique no ícone fx, onde será aberta a tela de argumentos da função. 

 Vamos entender cada argumento desta função:

Valor procurado: Podemos dizer que este valor procurado é o valor em comum das duas planilhas, que servirá como uma “chave de busca”. No nosso caso é o código. Então clicaremos no quadradinho do lado direito de valor procurado e selecionamos a célula B2. Em seguida, pressionamos Enter para retornar a janela de argumentos da função.

Matriz tabela: É todo o intervalo de pesquisa para encontramos o salário, que é a informação de que precisamos. Novamente clique no quadradinho ao lado do argumento, selecione a aba planilha 2 – Cópia da planilha (a aba da planilha foi renomeada para facilitar). Selecione - arrastando o cursor do mouse – o intervalo entre a célula B1 até F12. Veja figura abaixo:

 Num_índice_coluna: É o valor que queremos exibir na coluna salário do relatório (onde entramos com a função Procv). Para obtermos o número da coluna, contaremos as colunas a partir da coluna código, da esquerda para a direita. A função Procv é unidimensional, ela só procura valores da esquerda para a direita, nunca o contrário. O número de índice da coluna é 4, pois a coluna código é a coluna 1, a coluna departamento é a coluna 2... e assim por diante.

Procurar_intervalo: Como queremos o valor exato do código, devemos inserir o valor 0. Caso quiséssemos o valor aproximado, deveríamos inserir o valor 0.

Veja como ficaram os argumentos da função, e o valor preenchido na coluna Salário.

Conseguimos obter o salário do funcionário Maicon através da função. Para encontramos os salários dos outros funcionários, basta arrastarmos a célula para as células abaixo. MAS ANTES devemos colocar $ na letra B e F da fórmula, após a exclamação, para que a mesma não perca a referência, ficando desta forma: =PROCV(B2;'Plan2 - Cópia da planilha'!$B$2:$F$12;4;0). 



Finalmente completamos todos os salários dos funcionários. Agora pratique seu aprendizado utilizando Procv( ) na coluna Comissão. 

O relatório e a planilha auxiliar estão disponíveis para download no final do texto. Você pode utilizá-lo para praticar, embora eu recomende fazer todo ele manualmente e a tabela auxiliar.

Um abraço!

Daniel Fernando

planilha_tutorial_procv().xls planilha_tutorial_procv().xls
Size : 15 Kb
Type : xls
relatorio_tutorial_procv().xls relatorio_tutorial_procv().xls
Size : 19 Kb
Type : xls

This free website was made using Yola.

No HTML skills required. Build your website in minutes.

Go to www.yola.com and sign up today!

Make a free website with Yola